Minicursos

Minicurso A – Gerenciamento de Redes utilizando Mikrotik O.S

Autor: Lúcio André Costa Cruz

Resumo: O curso tem como objetivo capacitar e atualizar os participantes ao conhecimento do sistema e configurações básicas do sistema operacional MikroTik, incluindo Roteamento Básico e Avançado, com regras básicas e planejamento de rede nas mais modernas e convergentes tecnologias utilizadas em infraestruturas físicas e lógicas da atualidade, assim com suas diversas aplicabilidades baseadas na plataforma “Mikrotik Router OS”. Este curso foi desenvolvido baseado em quatro módulos, com o intuito de abranger e realizar o aprofundamento em estudos específicos a plataforma. No término dos quatro módulos que compõem este mini curso o participante estará melhor preparado para atender de forma analítica e gerencial as tarefas exigidas para seu negócio ou trabalho.

 

Minicurso B – Noções básicas de Modelagem de Processos com a notação BPMN

Autores: Mike Christian de Sousa Araujo e Felipe Gonçalves dos Santos

Resumo: O curso é destinado a profissionais de TI ou estudantes universitários que buscam atualização profissional, e pessoas interessadas em mapeamento e melhoria de processo de negócios em suas organizações. Tem por objetivo propor conhecimentos básicos sobre modelagem de processos de negócios, de modo a permitir aos participantes identificar, entender e aprender os conceitos de BPMN(Business Process Modeling Notation) para o desenho de processos. Permite ao participante desenhar processos de negócios utilizando a notação BPMN, conhecer as regras e melhores práticas dos elementos mais utilizados da notação BPMN, e realizar modelagem dos processos utilizando o Bizagi Process Modeler.

 

Minicurso C – Monitoramento de Ativos aplicado a Governança de TI com Zabbix

Autor: Jáder Vasconcelos de Sousa Lima

Resumo: O curso ensina o monitoramento desde o básico ao avançado de servidores e/ou ativos de redes, explorando ao máximo a ferramenta Zabbix. O aluno está apto a monitorar um parque de máquinas com uma diversidade de sistemas operacionais. Será capaz de monitorar sua disponibilidade e performance. Ele ainda aprenderá a criar e personalizar estes recursos para atender a necessidades específicas como relação a incidentes, apoio a plano de capacidade, registro de eventos, testes de escalabilidade e disponibilidade de serviços de rede.

 

Minicurso D – Sensoriamento Participativo para Internet das Coisas

Autores: Ailton José Rodrigues, José de Ribamar Martins Bringel Filho e Ewerton Costa Sousa.

Resumo: Voltado a estudantes, professores e profissionais da área de TI que desejam iniciar ou aprofundar seus conhecimentos em Sensoriamento Participativo. Também voltado para empreendedores digitais que possam aplicar tais conceitos e tecnologias em prol do desenvolvimento de produtos e serviços. O objetivo geral deste minicurso é de apresentar ao público alvo um novo e promissor paradigma chamado de sensoriamento participativo, aplicado a cenários de Internet das Coisas, esclarecendo suas principais características e expondo problemas em aberto que podem ser aprofundados no futuro.

Verifique sua caixa de e-mail para confirmar sua inscrição.

Redes sociais: